Como fazer blend de cachaça? Conheça tudo sobre essa arte!

Como fazer blend de cachaça, seção de barril de envelhecimento

Você sabe como fazer blend de cachaça?

O termo blend é adotado na classificação de um processo de mistura, sendo empregado tanto para as madeiras que compõem a estrutura de um barril quanto na prática de mistura de duas ou mais cachaças na produção de uma nova.

Neste artigo, os mestres da Famigerada abordam o blend na construção exclusiva de barris de maturação e envelhecimento de cachaças premium, explicando tudo sobre as suas características, importância e história.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é um blend de uma cachaça?

Baseada na experiência e no conhecimento tradicional, os mestres de alambique definem, durante o processo de produção da cachaça, a combinação ideal dos tipos de madeira do barril para o envelhecimento da bebida.

Estas combinações são denominadas blends e cada cachaçaria adota um tipo específico na construção de seus recipientes de maturação, seguindo receitas ensinadas de geração em geração, combinadas às novas técnicas de tanoaria e construção de barris.

A partir da interação da cachaça com as propriedades organolépticas das madeiras que compõem o barril, todo um universo de sabores, aromas e odores é criado. Este processo possibilita à cachaça uma maior complexidade e qualifica a experiência com a bebida.

No entanto, o termo blend também é designado à ação de mistura e conversão de duas ou mais cachaças diferentes em um produto novo. Esta prática tem seus adeptos pelo território nacional e, sem sombra de dúvida, representa uma das possibilidades da criação de novas cachaças.

Aqui, contudo, empregamos o conceito de blend associado à produção exclusiva de barris de maturação e envelhecimento de cachaça, tendo em vista os saberes da escola mineira de cachaça.

Mas, como fazer blend de cachaça e quais critérios devem ser tomados em vista na hora de escolher a melhor combinação de madeiras?

Como fazer blend de cachaça?

A construção de barris com a proporção ideal entre uma e outra madeira é uma tarefa que demanda tanto o total domínio do processo produtivo, quanto a alma exploratória que os mestres de alambique possuem.

Isto é, a conjugação perfeita entre tradição e exploração de novas possibilidades, segundo os preceitos estipulados nas escolas de cachaça cujos mestres participam, produzindo as melhores cachaças premium.

Por este aspecto, fazer um blend com resultados impressionantes parte, sobretudo, dos conhecimentos, técnicas e saberes próprios da produção de cachaça de alta qualidade. Ou seja, saber qual madeira escolher, com qual outra combinar, quais os potenciais resultados, etc.

Confira abaixo como o Master Blender da Famigerada compreende o processo de análise, definição e implementação de blends exclusivos.

Seleção das cachaças

Antes de pensarmos qual madeira, o primeiro passo é trabalhar somente com cachaças comprovadamente de qualidade premium. Isso implica que o blend enriquecerá os sabores, aromas e odor de um destilado que, por si só, representa uma bebida de alta qualidade. 

Escolha de barris e maturação

Como fazer blend de cachaça, detalhe de barril de envelhecimento

A madeira que integra a estrutura do barril possui duas funções essenciais: conservar a bebida durante um certo período determinado e, em paralelo, enriquecer a complexidade da cachaça a partir das características da árvore da qual foram cortadas.

Por isso, a escolha do barril de maturação é um dos passos essenciais na hora de definir qual o blend ideal para a cachaça. Vale lembrar que a natureza é rica e múltipla em vida e, por este aspecto, as madeiras apresentam, cada qual, possibilidades de interação com a cachaça.

Harmonização de sabores e aromas

A harmonização pode ser entendida como um processo de diálogo entre a madeira e a cachaça, de modo a intensificar aspectos, agregar novos elementos, contrastar sabores, etc.

De fato, é uma fina arte que depende, sobretudo, de amplo conhecimento das características de uma cachaça de alambique, das possibilidades que cada madeira apresenta e dos potenciais resultados.

Experimentação e equilíbrio na criação de blends

Por fim, o teste máximo de qualidade: agradar o paladar dos mestres. Quando o blend planejado alcança resultados satisfatórios, seguindo os saberes tradicionais e a experiência acumulada em um alambique, logo, a cachaça está pronta para a degustação dos mais finos e criteriosos apreciadores da bebida.

Principais tipos de blend de cachaça

Confira abaixo os principais tipos de blends de cachaça.

Blend edição limitada

Por vezes uma receita é resgatada nos baús dos alambiques e proposta em um momento da produção da cachaça. Os motivadores são múltiplos, mas uma constante permanece: a exclusividade das edições limitadas.

Como exemplo, o blend exclusivo de Jequitibá Rosa e Branco desenvolvido pelos mestres da Famigerada e empregado na produção da Famigerada Mansa.

Blend Sazonal

Pelo vínculo direto com a natureza, desde o plantio da cana até a madeira do barril, alguns blends têm a característica da sazonalidade. Isto devido à disponibilidade de recursos na natureza para a produção no alambique.

Blend econômico

Muito antes de qualquer tipo de termo pejorativo, os blends econômicos são destinados àqueles apreciadores minimalistas. Por isso, é também comum no universo dos alambiques os blends econômicos e mais reduzidos.

A riqueza das madeiras brasileiras na produção de blends

Como fazer blend de cachaça, vista de uma serra

A riqueza da flora brasileira também se expressa na multiplicidade de sabores, aromas e odores de cachaças premium tratadas em blends de madeiras exclusivas. Um dos exemplos é a utilização do jequitibá na produção de barris de envelhecimento.

O Jequitibá é uma família de árvores nativas da Mata Atlântica, notáveis pela sua presença nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Essas árvores podem atingir até 60 metros de altura, com troncos largos.

O Jequitibá é endêmico na região sudeste e desempenha um papel fundamental na produção de cachaças premium, sendo utilizado na fabricação de barris de armazenamento. Existem diferentes tipos, como o Jequitibá Rosa e o Branco, cada um com características únicas que influenciam os aromas e sabores da cachaça.

Em contato com a madeira dos barris, como vimos anteriormente, a cachaça se enriquece a partir das propriedades organolépticas próprias de cada espécie de árvores e, desse modo, ganha maior complexidade.

O Jequitibá Rosa proporciona uma bebida aromática, complexa e excessivamente frutada, já o Jequitibá Branco gera uma bebida fresca, ácida e saborosa. A junção dos dois na proporção correta origina uma composição única e um blend que valoriza ambas as amostras utilizadas.

Blend de cachaça: possibilidade infinitas

Teoricamente, os blends apresentam uma multiplicidade de opções na composição dos barris. Por isso, os mestres de alambique consideram o tipo de madeira, a proporção na composição do tonel, as propriedades organolépticas e a aquisição de novos sabores e aromas.

Estas combinações, que são definidas pela experiência e pela compreensão do processo produtivo da cachaça premium, são ensinadas de geração em geração. A cada experimento, um Master Blender analisa, avalia e define um blend específico.

Por este aspecto, o blend também está associado a um saber tradicional presente em sua escola de cachaça.

Estes aspectos também interferem no terroir, categoria utilizada na classificação e recomendação de cachaças que mantêm tradições, métodos, instrumentos e procedimentos durante seu processo de produção em alambiques antigos.

Quero experimentar um blend de cachaça! Onde encontro?

Quer saber como ter a experiência de degustar uma cachaça premium envelhecida em blend exclusivo?

A Famigerada produz e comercializa cachaças de alta qualidade, fundamentando-se nos conhecimentos transmitidos ao longo de várias gerações, seguindo a tradição da escolha mineira de cachaça.

Atualmente, nossos mestres preservam essa sabedoria, conferindo à bebida uma identidade nacional única por meio de sua voz, sabor e essência.

Por isso, os mestres da Famigerada desenvolveram a Famigerada Mansa: cachaça premium envelhecida em barril com blend exclusivo de Jequitibá Rosa e Branco. Aspecto que concede aroma floral e amadeirado, com sabor robusto e uma linda coloração âmbar.

Como fazer blend de cachaça, preparo de drink

Conclusão

Neste artigo você aprendeu com o Master Blender da Famigerada o que é e quais aspectos estão envolvidos em como fazer blend de cachaça, em combinações fundamentadas na sabedoria das escolas de cachaça no Brasil.

Como vimos ao longo do artigo, o blend representa a junção de madeiras diferentes na construção de barris de envelhecimento da cachaça. Além deste aspecto, o conceito de blend também é aplicado à mistura de duas ou mais cachaças na produção de um produto novo.

A Famigerada produz e comercializa a Famigerada Mansa, uma cachaça premium com armazenamento de dois anos em barris selecionados de Jequitibá Rosa e Branco. Acesse nosso portal de produtos e compre hoje a sua Famigerada Mansa!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta