Cachaça congela? Saiba qual o melhor jeito de consumi-la!

Muitos apreciadores se perguntam se a cachaça congela quando colocada em freezers ou congeladores. Apesar das temperaturas baixas não possibilitarem o congelamento total, ocorre o processo de cristalização da água que altera, consequentemente, o sabor da bebida.

Mas, por qual razão a cachaça não congela e qual a melhor maneira ou técnica para apreciar uma boa cachaça artesanal?

A Famigerada desenvolveu este artigo abordando tudo sobre o assunto, explicando os motivos da cachaça não congelar e quais as melhores técnicas para o consumo de uma bebida considerada patrimônio brasileiro.

Confira!

Cachaça congela?

Somente quando as temperaturas atingem de -12°C a -40°C. Ou seja, em freezer e congeladores convencionais, a cachaça não congela. Isto se dá pelo ponto de congelamento da cachaça ser inferior à temperatura alcançada pelos congeladores e freezers residenciais.

O ponto de fusão de qualquer líquido dependerá de suas características químicas. Por exemplo, a água, por suas propriedades coligativas, apresenta um ponto de fusão de 0°C. Isto é, em qualquer temperatura abaixo deste marco a água irá congelar.

Mas, qual a temperatura necessária para o congelamento da cachaça?

Em qual temperatura a cachaça congela?

O processo físico de congelamento de qualquer líquido se dá quando, pela diminuição da temperatura, a energia cinética das partículas que o compõem é reduzida a ponto de alterar a sua organização molecular.

No caso da cachaça, um líquido com diversos compostos, o ponto de congelamento é variável de acordo com a proporção de álcool presente. Geralmente, o processo de cristalização da cachaça ocorre por volta de -10°C. No entanto, esse valor pode mudar de cachaça para cachaça.

Posso colocar cachaça no congelador?

Se você deseja apreciar a bebida gelada, fique tranquilo em deixá-la no congelador. Este processo não provocará o congelamento ou rompimento da garrafa, como ocorre com cervejas. No entanto, pode alterar o sabor, como veremos a seguir.

A técnica de resfriamento da cachaça pode ser utilizada na hora da preparação de drinks variados, como a famosa caipirinha. Do mesmo modo, caso atenda ao seu paladar, a cachaça a temperaturas inferiores a do ambiente também é uma possibilidade para os apreciadores.

Qual o melhor jeito de armazenar cachaça?

De fato, a melhor técnica de armazenamento da cachaça não passa pelo uso de congeladores. Isto devido tanto à temperatura quanto a umidade do freezer ou congelador. Estes dois aspectos, sobretudo a umidade, devem ser controlados à risca.

Outro aspecto é a posição correta da garrafa no armazenamento. Recomenda-se, sempre, que as garrafas sejam dispostas de maneira vertical (em pé) de modo que se evite o contato da cachaça com a tampa ou rolha.

No contexto dos freezers, há possibilidade de a garrafa ser armazenada em posição inadequada, ou seja, deitada. Veja a seguir as melhores práticas de armazenamento da cachaça:

·  Temperatura controladas

·  Proteção contra a luz solar ou calor intenso

·  Controle de umidade

·  Disposição vertical das garrafas

Cachaça congelada altera o sabor?

Cachaça congela sabor

Sim. Tendo em vista que a cachaça é um líquido que contém água, a partir do momento em que atinge temperaturas inferiores a -10°C ocorre a formação de cristais de água. Esse processo separa a água da cachaça e, consequentemente, altera o sabor.

Ou seja, o processo de congelamento impacta na harmonia de sabores da cachaça previamente planejada, sobretudo na produção artesanal. Por isso, o congelamento não é indicado para bebidas de fino trato e sabor.

A menos que o congelamento faça parte de uma receita específica de drink ou coquetel, o congelamento da cachaça é evitado, de modo que todas as propriedades, sabores e aromas da bebida mantenham-se inalterados.

Saiba mais: Quais os melhores licores para drinks? Como escolher um bom licor?

Qual o melhor jeito de tomar cachaça?

Desde 2016, a cachaça e seu processo produtivo foram reconhecidos pelo Estado Brasileiro como patrimônio. Isso implica na definição da pertinência histórica, cultural e gastronômica da bebida no processo de formação da nação brasileira.

Portanto, como bebida que integra o imaginário nacional, presente nas mais diversas mesas, o consumo adequado da cachaça também merece atenção. Não somente por suas características como bebida, mas, também, pelo costume associado.

Para a melhor apreciação e aproveitamento de todos os sabores e aromas das cachaças de fina produção artesanal, recomenda-se:

·  A cachaça pura e em temperatura ambiente: possibilita a preservação dos sabores e apreciação da harmonia e nuances de aromas da bebida

·  Utilização de copos adequados: é notório que cada bebida tem um tipo adequado de copo para a sua apreciação, no caso das cachaças escolha copos pequenos para o armazenamento dos aromas

Vale ressaltar que, como qualquer produto gastronômico, a vivência subjetiva sempre é um fator associado à apreciação. Desse modo, a melhor maneira de aproveitar todos os sabores da cachaça de fina produção é aquela que melhor te atende.

Alguns preferem apreciar a bebida ao pé de um fogão a lenha, no frio. Outros, ainda, preferem o sabor da cachaça em momentos calorosos de confraternização com amigos e família. Cada momento cria, também, uma experiência única com o sabor da cachaça.

Conheça a Famigerada Bruta, uma cachaça premiada com teor alcóolico de 40%! Experimente já!

Quando devo colocar cachaça no congelador?

Como vimos, o armazenamento adequado da cachaça não passa pela técnica de congelamento. Por isso, caso deseje conservar a bebida por longos períodos, evite deixá-la em locais com temperaturas muito baixas e com umidade presente.

Por mais que a cachaça não congele, isso merece atenção devido ao fato da alteração dos sabores e da harmonia da bebida pela cristalização da água e sua consequente separação do álcool. Processo que implica, diretamente, na qualidade do sabor da bebida.

Caso aprecie a bebida a temperaturas mais baixas, lembre-se de que, além da alteração no sabor, este procedimento é recomendado para a preparação de drinks e coquetéis específicos.

De todo modo, respeite sempre o seu paladar e suas preferências. Apesar das recomendações gerais, cada indivíduo apresenta uma história de vida, gostos, particularidades e memórias associadas à cachaça.

A Famigerada e especialistas em cachaças artesanais, mantendo a tradição e expertise mineira na produção e apreciação de uma bebida ancestral, vinculada à própria identidade nacional.

Confira nosso catálogo de produtos e saboreie o que há de melhor no universo das cachaças artesanais!

Conclusão

Cachaça congela conclusão

O congelamento da cachaça ocorre somente a temperaturas muito baixas e inferiores a 10°C negativo. Isto é, em congeladores convencionais o máximo que ocorre é a cristalização da água presente na bebida.

Isto, no entanto, é capaz de alterar os sabores da cachaça pela consequente separação do álcool da água, gerando um desequilíbrio de aromas e do sabor.

Este processo, no entanto, pode ser realizado na preparação de drinks e coquetéis específicos. De todo modo, a apreciação tradicional da cachaça não indica o resfriamento como uma técnica de realce de sabores.  

A Famigerada, especialista mineira na fabricação de cachaças artesanais, conta com um catálogo de produtos de fina produção. Confira!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta