Cachaça forte: o que é, como degustar e quais as melhores

Você sabia que nem sempre uma cachaça forte é um destilado de qualidade?

Por vezes, a cachaça é considerada uma bebida de teor alcoólico elevado. Mas, o que poucos sabem, é que a qualidade do processo de destilação em alambiques premium e preparo de drinks na coquetelaria representam fatores essenciais no momento da degustação.

Isto ocorre devido a uma conjunção de fatores que abarcam desde a seleção de matéria-prima de alta qualidade no preparo do destilado até a amplitude de receitas e preparos.

Os mestres da Famigerada desenvolveram este artigo exclusivo ensinando sobre as características de uma cachaça premium intensa e como escolher as melhores versões das linhas de alambique artesanal.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é uma cachaça forte?

Bebidas consideradas fortes são aquelas que apresentam um teor alcoólico elevado. No entanto, é interessante ressaltar que uma cachaça forte e de qualidade é como um forte abraço, não como uma agressão, ou seja, não causa a sensação de ranhura ou queimação exagerada quando é ingerida.

Isto é, nem sempre uma cachaça com teor alcoólico alto e considerado forte vai entregar agressividade, aliás destilados premium que apresentam esse teor alcoólico podem permitir experiências únicas.

Por exemplo, na coquetelaria é comum a utilização de destilados com teor alcoólico relativamente elevado, quando comparado com outras bebidas.

Por isso, não é bom confundir uma cachaça considerada forte com uma bebida que necessariamente não apresentará as qualidades que a destaca como um produto premium. Para isso, outros fatores também merecem atenção.

·      a ancestralidade e história do alambique

·      os aromas adicionais possibilitados pela maturação correta

·      a pureza e sabores da bebida

Saiba mais: Quais os melhores licores para drinks? Como escolher um bom licor?

Como saber se uma cachaça é forte ou fraca?

Para saber se uma cachaça é forte ou fraca, o primeiro passo é identificar o teor alcoólico e a classificação do destilado: cachaça ou aguardente de cana.

De acordo com a regulação atual do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a cachaça possui um teor alcoólico entre 38% e 48% a 20°C. Já a aguardente de cana pode chegar a 54% vol. Ou seja, se o produto apresentar uma gradação acima de 48%, não é cachaça.

Do mesmo modo, é interessante ressaltar aspectos como a própria natureza e finalidade da cachaça. O destilado, quando produzido industrialmente, apresenta níveis de acidez elevados devido ao próprio processo de fabricação.

Isso sublinha um fator de impacto expressivo na sensação que a cachaça provoca ao ser degustada. 

Aquelas industrialmente produzidas apresentam pouca, ou quase nenhuma, complexidade de sabores devido à ausência de interação com fatores adicionais presentes na produção artesanal.

Por estes motivos, um dos pontos fundamentais da análise é o processo de fabricação da cachaça. Isto é, se em alambiques tradicionais ou em escala industrial. Os mestres de alambique produzem a cachaça seguindo escolas e práticas geracionais, baseada em ancestralidades e saberes.

Desse modo, nestes alambiques não se produz a aguardente de cana, destilado com baixa complexidade de sabores, uma vez que estes destilados apresentam modesta personalidade quando comparada à riqueza de aromas, odor, coloração, oleosidade e sabores das cachaças premium de alambique tradicional.

Por isso, essas cachaças artesanalmente produzidas tendem a apresentar sabores mais complexos e ricos. O que concede maior personalidade ao destilado e interfere, diretamente, na experiência de degustação e apreciação.

Em paralelo, vale sempre ressaltar a importância das propriedades e características organolépticas da madeira de armazenamento e maturação do destilado. Algumas cachaças, corretamente maturadas, apresentam sabores e aromas expandidos.

Portanto, para determinar se uma cachaça pode provocar uma experiência mais intensa ou moderada, deve-se considerar um conjunto de fatores que abarcam:

  • se é cachaça artesanal ou aguardente industrial
  • se o nível de acidez da cachaça é condizente com seu processo de destilação
  • se há presença de elementos organolépticos perceptíveis na degustação 
  • o tipo de escola de cachaça que os mestres seguem e a tradição que carregam

Cachaça forte: o que muda no sabor?

Os sabores da cachaça são formados e adquiridos a partir do processo de destilação e armazenamento. É interessante ressaltar que a qualidade desses processos interfere diretamente nos sabores que a cachaça entrega ao paladar.

Em fabricações artesanais, baseadas em conhecimentos arraigados na cultura e ancestralidade, os sabores da cachaça conservam a tradição do alambique e das gerações de mestres.

Neste contexto, uma cachaça forte e bem produzida possibilita a degustação de sabores intensos, mas não agressivos ou exageradamente áspero à garganta, ou ao paladar. Por isso, o que muda no sabor é a história por trás da bebida.

O que torna uma cachaça forte: entenda

O que torna uma cachaça forte

Como vimos, classificar uma cachaça como forte depende de fatores além do teor alcoólico. Por determinação e prática, o destilado deve ter uma gradação não superior a 48%. Mas, esse fator também deve ser avaliado em conjunto com os sabores e aromas da bebida.

Por exemplo, uma cachaça artesanal com graduação alcoólica de 48% maturada em barril de jequitibá apresenta uma composição de aromas florais e adocicados. Por outro lado, uma cachaça com graduação menor, mas industrialmente produzida, pode apresentar sabores mais agressivos (o que não é recomendado).

2 cachaças fortes para você degustar

Os mestres da Famigerada separaram duas cachaças da linha premium como exemplos perfeitos de destilados de alta gastronomia indicados para coquetéis, assim como para consumo puro.

A Famigerada Bruta, cachaça pura artesanal produzida pelos nossos mestres, é medalhista de ouro nos prêmios Catad’or Spirits (Chile, 2021) e do Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil.

Apresenta um teor alcoólico de 40%, com sabores que harmonizam acidez e leveza, mantendo os aromas característicos de canas de açúcar rigorosamente selecionadas.

Em nossa linha premium, a Famigerada Mansa (42%) conserva todos os aromas e sabores do blend exclusivo de Jequitibá Rosa e Branco dos barris de nosso alambique. Maturada por um período mínimo de 2 anos, entrega aroma floral e amadeirado.

Como degustar uma cachaça forte?

A degustação de uma cachaça premium é sempre uma experiência subjetiva, associada às vivências e memórias do destilado na história de vida da pessoa. Por isso, uma degustação ideal é aquela que permite, de maneira integrativa em todos os sentidos, o prazer pelos aromas e sabores.

Por isso, vivencie conscientemente o prazer da cachaça, ficando atento aos seguintes aspectos:

·      o copo ideal que proporciona a sensação de tato adequada

·      a viscosidade, identificando a formação de pequenas ‘lágrimas’ no vidro do copo

·      os aromas que a bebida entrega

·      ao paladar, a cachaça não deve ser agressiva ou sensação de ranhuras

·      o retrogosto deve ser convidativo

A Famigerada produz e comercializa as melhores cachaças premium a partir de alambique de alta gastronomia chefiado por mestres que se inspiram na ancestralidade e nos saberes da cultura brasileira.

Conclusão

conclusão sobre cachaça forte

Neste artigo você aprendeu com os mestres da Famigerada o que é uma cachaça considerada forte e como degustar os melhores destilados de alambique. Mas, como vimos, uma cachaça agressiva não significa uma bebida de alta gastronomia.

O processo artesanal de produção da cachaça conserva histórias e saberes que datam de gerações de mestres. Isso implica num produto premium e de alta coquetelaria com complexidade de sabores e intensidade da experiência.

A Famigerada, alambique de alta gastronomia, produz e comercializa cachaças intensas e com sabores marcantes que podem ser apreciadas em seu estado puro ou utilizadas no preparo de coquetéis de fino trato.

Acesse nosso portal de produtos e confira as nossas linhas premium!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta