Fazenda Serra Geral: Saiba onde é feita nossa cachaça.

“A colheita é coletiva, mas o capinar é sozinho” – João Guimarães Rosa.

A Ecologia é o estudo da interação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. A palavra ecologia tem origem no grego “oikos“, que significa casa, e “logos“, estudo. Seria então o estudo da casa ou de forma mais genérica, do lugar onde se vive.

Pois bem, a cachaça Famigerada é produzida na Fazenda Serra Geral, herdada de nossa mãe e por extensão, nossa casa. Neste lugar, toda a produção que inclui banana, pinha, batata, feijão e leite bovino obedece a rigorosos padrões de produção orgânica com o manejo sustentável da terra e o devido cuidado com a área de manancial.

Temos um rio que corta a fazenda e a provem com uma parte da água necessária à sua manutenção, nossa água potável vem diretamente de uma fonte na Serra Geral de Mato Verde. Encanada, viaja por mais de 15 km até jorrar na caixa de armazenamento.

A cana, obviamente, não foge às regras. É plantada e cultivada por carpina e regada com a água do rio Garipau. Geograficamente, estamos localizados na borda do semiárido e o período de seca é às vezes cruel. Melhor para a cana que, embora atinja seu mais alto grau de produção de açúcar exatamente na seca extrema, tem irrigação disponível o ano todo.

Nossa cana é colhida sem queima e moída em menos de 30 horas, seu bagaço serve de combustível para a caldeira e também como ração para o gado. O vinhoto resultante da destilação é reservado em tanque próprio para seu armazenamento e depois usado, parte como ração, parte como adubo orgânico.

Aqui também há uma torrefação com uma marca de café tradicional torrado e moído que atende aos mercados das cidades próximas e é anexa ao Engenho, empregando famílias e viabilizando a manutenção e as benfeitorias de toda a área da fazenda.

Com essas medidas nossa casa torna-se um lugar simples, porém dotado das mais modernas e corretas posturas em relação ao meio ambiente, à terra e aos seres que nela vivem. Aqui não é permitido caçar, com isso, acorda-se ao som de muitos pássaros, brinca-se com famílias inteiras de macaquinhos e houve-se ao entardecer, o canto das Seriemas.

Seja benvindo, a casa também é sua!

haroldo.narciso@gmail.com

Alguém que cresceu visitando engenho para moer cana, tomar garapa e aprender a arte dos Velhos Mestres de Alambique.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Tacila disse:

    Lugar de uma energia positiva imensurável, paisagem linda e gente espetacular. 🌟

Deixe uma resposta